Presidente Nereu

Presidente Nereu ainda guarda vestígios de seu passado de colonização alemã e italiana, como
os moinhos de farinha e descascadores de arroz movidos à roda-d’água.

O Centro Histórico Expedicionário João Comandoli guarda objetos, fotos, documentos, utensílios domésticos e agrícolas. Todo acervo histórico foi doado pelos munícipes como forma de preservação da história local. Aproveite para visitar a Igreja Matriz São José, construída em 1950. As danças e músicas típicas, artesanato e culinária local são outras atrações que podem ser apreciadas nas tradicionais festividades do município, como a Festa de São José (maio) e a Festa do Final da Safra, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Todos os anos é promovido o Encontro de Corais com o Coral Municipal Elfrida Staloch Raitz representando a cidade.

Conheça os atrativos de Presidente Nereu

Centro Histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli

A história do Centro Histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli, começou a ser escrita quando o Senhor Raul Andrade inicia a construção do prédio por volta de 1951. Depois de construído, é vendido a Pedro Kemper que usou como moradia até 1968, quando a Prefeitura comprou-a para torná-lo PAÇO MUNICIPAL.

Em 30 de dezembro de 1987, é inaugurada a nova Sede da Administração Municipal e a partir dessa data o prédio foi usado para outros fins, até mesmo Sede da Secretaria de Transporte e Obras. Os anos foram passando e sua imagem e conservação começaram a sofrer os danos do tempo.

Em 1998, surge a idéia de fazer desse prédio um Centro Cultural e Histórico com o objetivo de resgatar a Cultura e as raízes da comunidade. Em setembro de 1999, por meio da Lei Municipal nº 907, fica criado o Centro histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli, em homenagem a um Ex Combatente que participou da 2ª Guerra Mundial.

Entrada Livre
Funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Avenida Desembargador Érico Torres, 255 - Centro
(47) 3362-1212

Recanto Olaria

Clube com piscina, campo de futebol suíço, cancha de bocha e ampla área de festa. No Recanto Olaria você encontra diversão para a família inteira. Lá são realizados vários eventos como: casamentos, aniversários, comunhão, crismas e festas em geral. Visite o Recanto Olaria.

Cobra entrada para Tomar Banho (piscina)
Rua João Schaeffer, 64 - Centro
(47) 3362-1158

Sítio Colina

Situado na Localidade de Rio Bandeira, no interior do Município de Presidente Nereu, o SÍTIO COLINA, pertencente ao projeto ACOLHIDA NA COLÔNIA, que tem como proposta principal o agro turismo ecológico, oferece, além do encontro direto com a Natureza, aconchego e vida simples, as seguintes opções:

- Pousada;
- Café, Almoço e Janta da Colônia;
- Cachoeira;
- Trilhas Ecológicas;
- Pesque e pague;
- Camping
- Paisagens bucólicas;

Integrante da rede ACCUEIL PAYSAN (França), que agrupa agricultores de todos os cantos do Mundo em torno de uma mesma proposta, o fortalecimento da agricultura familiar, os proprietários do Sítio, os agricultores Cláudio e Roseli Kniess recebem visitantes que desejem ar puro, sossego do campo, comida caseira colonial, ou seja, o MELHOR DA VIDA NO CAMPO!

Funciona somente com reservas
Rio Bandeira
(47) 3362-1010 -rml 28 ou (47) 9907-8609

Sítio Vida Nova

Situado na região leste do município a 660 m de altitude, possui uma área total de 28,3 Hectares. O sítio teve sua estrutura alterada e reconstruída, sendo totalmente voltada para o manejo agro ecológico. São cultivados frutas, verduras, legumes e grãos. Além da criação de caprinos e frango caipira são comercializados produtos orgânicos.

Alojamento: casa de material reaproveitado (madeira e pedra) com cozinha com fogão e forno a lenha, 4 dormitórios (2 em suite) e com varandas com vista para as montanhas, sala de jogos, sala de convivência com lareira e sala de leitura com acesso a internet. Salão de eventos com cozinha anexa com forno de pizza, fogão a lenha e uma suite com lareira com accessibilidade.

Culinária: pratos regionais, pratos de culinária alternativa, sucos naturais e chopp artesanal, geleias, queijos de leite de vaca e cabra. Especialidades da casa: macarrão caseiro, pães de grãos e Cabrito no forno à Zé Polaco.
Atividades oferecidas: trilhas curtas e longas na propriedade e seus entornos, visitas a outras três propriedades em processo de adequação às normas da Acolhida na Colônia que oferecem serviços de culinária e visitação ao Parque Nacional da Serra do Itajaí (57.000 ha de área de Reserva), oficinas de culinária alternativa, doces e geleias, plantas medicinais (preparação de extratos, sabonetes e pomadas) e fabricação de chopp artesanal.

Estrada Geral Barrinha, SN 10 km do centro da Cidade
acolhida.vidanova@gmail.com
facebook.com.br/sitio.nova
(47) 9961-7788

Coral Municipal de Presidente Nereu

Em 12 de maio do ano 2008, houve o primeiro encontro para formação do Coral Municipal de Presidente Nereu. O motivo central da iniciativa seria a constituição de um Coral Municipal, aberto a todos os habitantes do município, com o objetivo de cultivar a arte do canto coral, como forma de crescimento cultural, artístico e social, proporcionando momentos de lazer e entretenimento, através da música folclórica, sertaneja e popular brasileira.

Hoje está consolidado um sonho, pois através da Lei 1276/2010 de 10 de maio de 2010, foi criado e denominado Coral Municipal Elfrida Staloch Raitz, o Coral Municipal de Presidente Nereu, como parte integrante da estrutura administrativa do município.

O coral municipal Elfrida Staloch Raitz é regido pelo Maestro Nilo Sezerino e faz diversas apresentações durante o ano, no município de Presidente Nereu e nos municípios da região. O Encontro de Corais é outro evento já consolidado na região onde o Coral Municipal tem participação garantida.

O Coral também já fez apresentação Rede Vida em São José do Rio Preto/SP, cantando a missa que foi transmitida ao vivo e em épocas natalinas o grupo canta e encena a Peça Teatral “ Natal Encanto” abordando na íntegra o nascimento de Jesus.

Coordenadora: Clélia Maria Kreusch Andrade
(47) 3362-1168 / 8888-8424

Um pouco de história

A segunda metade da década de 1920 marca o início da História de Presidente Nereu. Os primeiros moradores foram caçadores oriundos de São Pedro de Alcântara. Nesta mesma época, José da Costa Miranda demarcou a colônia agrícola de Edelberto Brasilides de Oliveira e, em 1928, Antônio Fernando Joenck fixou-se na região, sendo considerado oficialmente o primeiro morador. Na década de 1930, mais de 10 famílias de imigrantes italianos e alemães formavam a comunidade, que pertencia a Brusque.

A colônia teve diversos nomes: Vila D'Alva, Gaspar, Brusque Nova, Santa Rita, Boa Esperança e Naufrágio, este último para lembrar o naufrágio de um barco com imigrantes que afundou no Rio Itajaí-Mirim - felizmente todos se salvaram. Mais tarde foi criado o distrito de Nilo Peçanha, pertencente a Vidal Ramos. Mas logo o nome mudou novamente, dessa vez para Itaquá, que em tupi-guarani significa "local pedregoso". Quando o município foi criado, em 30 de dezembro de 1961, finalmente recebeu o nome atual - uma homenagem a Nereu Ramos, o único Presidente da República nascido em Santa Catarina.

Significado do Nome:
O município foi batizado com oito denominações diferentes até adotar o nome atual, homenageando o único Presidente da República nascido em Santa Catarina.

Principais distâncias e como chegar
Rio do Sul: 45 km
Florianópolis: 203 km
Blumenau: 116 km
Chapecó: 375 km
Lages: 122 km
Joinville: 222 km
São Paulo: 670 km
Curitiba: 267 km
Porto Alegre: 469 km
Contato e informações turísticas
Secretaria de Turismo de Presidente Nereu
Adriana Pedroni de Melo
Agente de Desenvolvimento e Turismo
secretariaesporteturismo@gmail.com
(47) 3362-1212/8814-5897

CONTATO